Uma vez Rafał Czapul queria mudar Vístula e empreendimento, que estava à beira do colapso na época, ele tentou fazer uma empresa que contasse não só com o polonês, mas também com o mercado europeu de moda. Hoje, o designer administra com sucesso sua própria marca – Rage Age.
Tudo aconteceu em 2002. É difícil imaginar hoje, mas o Vístula estava em péssimas condições financeiras na época. O jovem estilista Rafał Czapul tentou fazer com que a empresa deixasse de ser associada apenas a ternos, e deu novos rumos na moda masculina e surpreendeu com seu sortimento.
De acordo com Com a estratégia adotada, os projetos da marca ficaram mais interessantes, mas também mais ousados. Novos parceiros também apareceram. Vistula criou parte da coleção em cooperação com, entre outros, da Ferrari e da Porsche. O objetivo de Rafał Czapul era atrair um cliente mais jovem, um jovem rico de 30 anos que até então optava por marcas estrangeiras.
Infelizmente , as coleções do Vístula acabaram sendo muito caras . A maioria dos produtos das linhas desenhadas por Rafał Czapul custam tanto quanto os produtos de marcas como Hugo Boss e até Emporio Armani. Alguns eram várias centenas de zlotys mais caros. Jerzy Mazgaj, depois gestor da Vistula, cuja uma das empresas é responsável, entre outras, pela para uma butique Burberry ou Kenzo.
– Quando assumi o Vístula, seus ternos mais caros custavam PLN 3,6 mil. zloty. E roupas Armani ou Boss podiam ser compradas por 2,2 mil. O CEO anterior queria abrir lojas nas melhores ruas comerciais de Milão e Londres. Mudamos essa estratégia – explicou Mazgaj em uma das entrevistas.
O novo presidente decidiu direcionar os produtos para ex-clientes do Vistula. – Não haverá roupas de vanguarda que fariam o cliente mais valioso, um dentista ou advogado moderadamente rico, entrar na loja e não encontrar nada para si – disse Mazgaj.
Rafał Czapul não concordou com essa estratégia e deixou a empresa em 2008. Em cooperação com o ex-presidente da Vistula, Rafał Bauer, ele fundou a marca Rage Age. Este é um projeto premium – os preços de tabela para jaquetas estão em torno de 2.000. PLN, e cobre até 3,5 mil. zloty. Os desenhos são ousados. Você pode ver que Czapul é inspirado na música rock, graças à qual eles são muito originais e se destacam de outras marcas nesta categoria de preço.
Nas coleções há jaquetas justas (geralmente um pouco mais curtas que as padrão), jeans usados (geralmente com pernas estreitas) ou camisas com padrões interessantes. Embora as roupas da Rage Age possam ser consideradas inovadoras, isso não significa que sejam adequadas apenas para a passarela.
Hoje, os clientes da Rage Age são pessoas que alguns anos antes não foram convencidos pelo Vístula alterado. Atualmente, são 6 lojas da marca no país. Rage Age também vende produtos através de sua própria loja online.
Desde o lançamento de sua própria marca, Rafał Czapul já recebeu muitos prêmios, incluindo o título de “Fashion Perfection” da revista “Twój Styl” na categoria de melhor estilista. Rage Age também ganhou popularidade entre estilistas que cooperam com estações de TV. Graças a isso, as roupas desta empresa são usadas pelos apresentadores de muitos programas.